Pular para o conteúdo

Sim, é normal! A fome não é um sinal negativo, é um sinal de progresso no emagrecimento. O problema é que esse “progresso” pode ser contraprodutivo se for muito rápido, principalmente para p

É normal sentir fome durante o emagrecimento?

Sim, é normal! A fome não é um sinal negativo, é um sinal de progresso no emagrecimento. O problema é que esse “progresso” pode ser contraprodutivo se for muito rápido, principalmente para pessoas fisicamente ativas e com baixo percentual de gordura, pois pode levar a maiores perdas de massa muscular e risco de transtornos alimentares (se a dieta for seguida por muito tempo). Portanto, é normal e você deve sentir fome (depois de algumas semanas em dieta; fome no começo também não é legal), só tenha noção dessa magnitude.

E por que é um sinal normal?

O principal hormônio regulador da saciedade é a leptina, secretada pelos adipócitos (células do tecido adiposo). A leptina é responsável por regular a ingestão energética e o peso corporal. A leptina controla o apetite atuando no hipotálamo inibindo neurônios que secretam peptídeos orexígenos (NPY, AgRP) e estimulando neurônios que secretam peptídeos anorexígenos (POMC, CART).

Além de controlar a ingestão de calorias, a leptina também afeta o gasto energético. A redução da ingestão calórica e a perda de gordura provocam redução dos níveis de leptina. Com a redução das concentrações de leptina, a saciedade diminui.

Para piorar a situação, ocorre aumento dos níveis de grelina, hormônio secretado principalmente no estômago e responsável pelo aumento da fome. Outros hormônios que controlam a saciedade também sofrem redução durante a restrição calórica e perda de peso, entre os quais, a insulina, a colecistocinina (CCK), o PYY e a amilina.

E a fome é um dos motivos que tornam a manutenção de um baixo peso corporal tão difícil. Nesse sentido algumas estratégias podem ajudar, como maior ingestão de proteínas e alimentos com baixa densidade calórica rico em fibras, como as frutas, legumes e vegetais.

  1. Livro Emagrecimento e Metabolismo. Dudu Haluch, 2021.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

pesquisar

instagram

veja também

Comentários