O sódio é um nutriente essencial, o que significa que é necessário para a função e a saúde normais do corpo e, portanto, espera-se que tenha uma faixa de ingestão fisiológica “saudável”, como acontece com outros eletrólitos essenciais.
Isso implica que a inge
Não corte o SAL da dieta!
O sódio é um nutriente essencial, o que significa que é necessário para a função e a saúde normais do corpo e, portanto, espera-se que tenha uma faixa de ingestão fisiológica “saudável”, como acontece com outros eletrólitos essenciais.
Isso implica que a ingestão muito acima ou abaixo da recomendada não é apropriada.
O sódio é tão importante (principalmente para nosso balanço hidroeletrolítico) que existem mecanismos neurais e hormonais que regulam a sua concentração. Por isso é ineficiente cortar o sódio para diminuir a retenção, e isso pode até piorar a aparência!
Vamos entender…
Por um lado, temos que a ingestão de grande quantidade de sódio pode fazer com que haja maior retenção de líquidos, por uma falta de compensação aguda da excreção de sódio. Então diminuir a ingestão de acordo com as recomendações (5 gramas de sal, ou 2300 mg de sódio, de acordo com a OMS) ou respeitando uma ingestão moderada média da população que não traz riscos de efeitos adversos (até 4 gramas de sódio) pode ser benéfico.
Porém, isso não significa que abaixar a ingestão além desse valor vai diminuir ainda mais a retenção! A melhoria é somente por curto período, de forma aguda.
Quando isso acontece, o sistema renina-angiotensina-aldosterona atua na reabsorção de sódio e água dos túbulos renais, opondo-se à queda de pressão arterial que de outro modo ocorreria. Esse mecanismo é tão eficiente que pode fazer com que piore a retenção de líquido e aparência.
E não é só pela retenção de líquido que a restrição de sódio prejudica a aparência!
Na verdade, a absorção de glicose pelo intestino acontece por uma proteína de transporte dependente de sódio. Portanto, o estoque de glicogênio muscular fica comprometido. Além disso, a queda de pressão arterial e vasoconstrição impede o bom trabalho muscular e PUMP na hora do treino, assim como a vascularização. Essas funções do sódio também são o motivo dos fisiculturistas utilizarem alimentos com alto sódio antes de subirem no palco.
Então cortar sódio não é uma boa estratégia, principalmente para indivíduos fisicamente ativos. É claro que não estou falando de exageros, já que, como eu disse, a alta ingestão de sódio não faz bem para a saúde, pois aumenta o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares.
Mente, A., O’Donnell, M., & Yusuf, S. (2021). Sodium Intake and Health: What Should We Recommend Based on the Current Evidence?. Nutrients, 13(9), 3232. https://doi.org/10.3390/nu13093232
Roberts, B. M., Helms, E. R., Trexler, E. T., & Fitschen, P. J. (2020). Nutritional Recommendations for Physique Athletes. Journal of human kinetics, 71, 79–108. https://doi.org/10.2478/hukin-2019-0096
Rosengren A. (2022). Salt: the sweet spot?. European heart journal, 43(30), 2889–2891. https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehac336
Mente, A., O’Donnell, M., Rangarajan, S., Dagenais, G., Lear, S., McQueen, M., Diaz, R., Avezum, A., Lopez-Jaramillo, P., Lanas, F., Li, W., Lu, Y., Yi, S., Rensheng, L., Iqbal, R., Mony, P., Yusuf, R., Yusoff, K., Szuba, A., Oguz, A., … PURE, EPIDREAM and ONTARGET/TRANSCEND Investigators (2016). Associations of urinary sodium excretion with cardiovascular events in individuals with and without hypertension: a pooled analysis of data from four studies. Lancet (London, England), 388(10043), 465–475. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)30467-6
The Muscle and Strength Pyramid: Nutrition, 2019. Andy Morgan, Eric Helms, Andrea Valdez
Comentários